Olá meninos e meninas que irão acompanhar meu blog.Este é meu primeiro post, gostaria de compartilhar um pouco de algo que eu gosto muito: PERFUMES!!!
Qual mulher não gosta de andar perfumada???
Quem não gosta de chegar em um local e o seu cheiro marcar presença?
Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre os perfumes e ficam as dicas para escolher aquele que mais combina com você!
Tipos de Perfumes
Muitos já devem ter notado na embalagem do perfume eau de toilette que é o tipo de perfume mais comum aqui no Brasil, mas qual a diferença entre eau de toilette, eau de parfum e eau de cologne.
Eau de Parfum – Água de Perfume, a mais alta concentração de perfume apresentada no formato líquido. Normalmente contém 15%~40% de ingredientes. Mais marcantes são o prêt-à-porter dos perfumes e duram entre oito e 12 horas na pele
Eau de Toilette – Água de Banho, o mais comum no Brasil devido ao clima apresentando cerca de 10% de ingredientes do perfume. Têm fixação de seis a oito horas
Eau de Cologne – Água de Colônia, apresentado muito em perfumes nacionais e sua concentração gira em torno de 5% de ingredientes. Têm fixação de duas a seis horas.
Pure Parfum – Pouco conhecido no Brasil, já que são ingredientes exclusivos e seu preço é uma fortuna, geralmente extratos próprios das essências e são vendidos em pequenos frascos.
Principais Famílias Olfativas
As fragrâncias classificam-se em:
Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".
Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.
Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.
Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.
Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.
Perfumes e Peles: como fazer a escolha certa?
Um perfume é resultado da mistura de 75 a 200 essências, por isso a emissão dos seus odores é dividida em três etapas, as chamadas notas, cada qual com seu tempo de duração (veja a figura abaixo- clic na figura para vê-la em tamanho maior):
Cada tipo de pele reage ao perfume de um modo diferente, em algumas o cheiro parece literalmente grudar, e em outras desaparecer em pouco tempo, o mesmo perfume pode persistir de 14 a 15 horas em uma pessoa e 2 ou 3 horas em outra.
Explicações são muitas: acidez da pele, oleosidade, doenças e medicamentos utilizados, problemas de origens hormonais, alimentação e se é ou não fumante.
Devido a isso sabemos que a química da pele é uma realidade extremamente complexa ao qual vamos demorar a conhecer por completo.
De um modo geral podemos nos orientar na escolha de um perfume quanto aos tipos de pele (oleosa ou seca).
- PELE OLEOSA: na pele oleosa as glândulas produzem mais oleosidade. Tanto que ela possui uma aparência brilhante, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). Por isso a pele oleosa adere melhor e deixa a fragrância mais intensa, assim para este tipo de pele prefira os perfumes mais leves, como as versões de verão, essências orientais, cítricas ou florais leves. Isso vale para peles morenas que na maioria das vezes são oleosas.
- PELE SECA: suas principais características são a falta de brilho e uma textura fina e áspera. A baixa produção de oleosidade das glândulas sebáceas faz com que a pele seja pouco lubrificada e hidratada. Os aromas marcantes são ideais, como os amadeirados, florais densos e orientais. Também, recomendado para peles claras que são em grande parte secas.
Dicas de uso:
- Tome cuidado com outros cheiros que o corpo apresente, como o de sabonete, shampoo, desodorante e cremes.
- Os melhores pontos para aplicar o perfume é na nuca, atrás das orelhas, pulsos, pescoço e dobras dos braços (locais onde a circulação sanguínea é maior). Não esfregue a pele no local em que foi aplicado o perfume.
- Não aplique em roupas, o odor do tecido se mistura ao da fragrância, alterando o resultado. Podendo, ainda, haver o risco de manchar e danificar o tecido.
- Quando for se expor ao sol evite usar perfumes, pois se trata de produto químico que poderá provocar manchas na pele.
- Se apresentar algum problema dermatológico evite usar perfumes, pois as formulações apresentam álcool e podem sensibilizar a pele ainda mais.
- Prefira aplicar o seu perfume alguns minutos após o banho, porque logo em seguida os poros retêm mais água e o contato com o perfume faz com que a fragrância evapore rapidamente.
- Pela manhã não abuse na quantidade borrifada de perfume, pois neste período do dia o olfato está mais apurado e o aroma poderá parecer mais forte ainda.
Fontes: operfumistico e fragrantica
























0 comentários:
Postar um comentário